quinta-feira, 2 de julho de 2009

2 de julho: independência da Bahia


O PSOL convocou seus militantes e filiados para participar do desfile do 2 de junho, data comemorativa da independência da Bahia. A concentração acontecerá a partir das 8hs na lapinha, debaixo do posto de gasolina. Teremos diversas bandeiras, banners, faixas e camisas do P-SOL a custo de confecção.


QUANDO? 2 de julho

ONDE? Posto da lapinha

QUE HORAS? 8:00


Segundo o blog Focas do Meu Brasil:

"O desfile de 2 de julho é considerado bem imaterial do estado. O cortejo tradicionalmente sai do largo da Lapinha com uma parada para homenagem na praça em que se encontra o monumento a Maria Quitéria, no largo da Soledade.

O carro que puxa o desfile é o do caboclo e da cabocla, eles representam os populares que participaram das lutas. Índios também participam da festa.

O desfile segue em direção ao convento do Carmo, pelourinho, onde é feita mais uma parada. A última parada antes de recolher os carros para descanso é na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, depois parte para Praça Municipal, onde fica recolhido até às 14h, quando o desfile retorna em direção ao Campo Grande, para ato final.

O desfile de 2 de julho é a festa mais popular e importante do calendário baiano. Todos sem distinção podem participar. Quem vai as ruas pode perceber a grande mistura, índios, negros, brancos, escolas com suas fanfarras, cangaceiros, grupos de Cachoeira, são parte dos que compõem o desfile.

Além de um momento de festejar, ele também serve para grupos que queiram se manifestar em protesto de alguma causa. Também reúne muitos políticos importantes, tanto no cenário local, quanto nacional. O lamentável é que uma data tão importante para o cenário nacional seja lembrada apenas por baianos e a história fique tão desconhecida pelo resto do país."


INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

"No dia 2 de julho comemora-se a Independência da Bahia. Mesmo depois de considerado um país livre da influência de Portugal ainda restavam tropas do exército português em solo brasileiro. De fato a Independência do Brasil se deu na Bahia.

Muitos historiadores contestam o fato da data da comemoração da Independência do Brasil ainda ser lembrada em 7 de setembro, porque além de ainda está sob domínio da coroa portuguesa, a Bahia foi o único estado em que houve luta armada. Mesmo assim, nem sequer a data é considerada como feriado nacional, ficando apenas como feriado local.

Até o nome do aeroporto que servia como lembrança da data, foi modificado para homenagear um político local. Convenhamos que o fato é bem mais importante que a carreira política do falecido deputado, como se na cidade não tivesse tanto viaduto que poderia homenageá-lo".


Histórico do 2 de julho em: Focas do Meu Brasil

Nenhum comentário: