segunda-feira, 6 de julho de 2009

Começam congressos estaduais do PSOL pelo Brasil

Congresso do DF é o primeiro do país
No dia 21 de junho, o Distrito Federal realizou o primeiro Congresso Estadual do PSOL que se insere no calendário do nosso 2º Congresso Nacional. Liberdade.

O congresso votou resoluções sobre Conjuntura local, reafirmando a oposição aos governos de Arruda do DEM e ao Governo Lula, indicando um plano de lutas para o partido na Capital da República. O PSOL dará prioridade à organização dos núcleos e diretórios nas cidades, enraizando o partido nas lutas do povo e organizando os trabalhadores para que eles não paguem a conta pela crise.As delegadas e delegados presentes apontaram para a necessidade do partido protagonizar a busca de setores dos movimentos sociais e dos partidos políticos de esquerda e que não compõem a base dos governos neoliberais, na perspectiva de construção de um programa de mudanças para o DF, para isso, organizará uma conferencia eleitoral para definir a tática e a política de alianças para 2010.

Com grande clima de unidade, o Congresso representou um salto qualitativo para vida partidária e armou a militância para os enfrentamentos vindouros.

O congresso do Distrito Federal elegeu os primeiros sete delegados ao Congresso Nacional. Foram apresentadas 3 chapas, sendo que a chapa 1 elegeu um delegado e as chapas 2 e 3 elegeram três delegados cada.

Antonio Carlos de Andrade, o Toninho, que também é membro da Executiva Nacional do partido, foi eleito presidente do PSOL. Para Toninho “abrem-se novos tempos para o PSOL no DF, e os desafios que estão colocados para nós serão de grande envergadura e o partido estará preparado para enfrentá-los”.

___________________

Tocantins

O PSOL do Tocantins realizou o seu II Congresso Estadual neste dia 28 de junho. Foram ao todo 121 pessoas participantes das 08 plenárias municipais que aconteceram em todo o estado.

Dentre os temas discutidos, a conjuntura local e um plano de lutas a curto e médio prazo foram os principais focos do debate.Com a cassação do governador do estado e diante da indicação do supremo por eleições indiretas para o mandato de um ano e meio, o PSOL não poderia ficar fora desse debate. Assim, foi aprovado que o PSOL terá um nome para disputar essa eleição em 2009 e também terá chapa completa para a de 2010.

Alem desse debate, foram aprovadas outras resoluções, entre elas a de que o PSOL deverá realizar seminários regionais com a presença dos movimentos sociais e construir uma proposta de governo voltada para as necessidades do povo tocantinense até maio de 2010. Ao final foram eleitos 04 delegados (as) para representar o Tocantins no 2º Congresso Nacional do PSOL.

O mais marcante durante o II Congresso Estadual do PSOL em Tocantins foi o sentimento coletivo de construir uma direção composta por todos os municípios presentes. Segundo a pedagoga Nerci Rezende, eleita como presidenta do PSOL TO, "o partido terá muitos desafios! Mas nenhum, que não possa ser encardo pelos seus bravos militantes. Este é o momento do PSOL! E todos os esforços serão feitos no sentido de contribuir com os movimentos sociais e juntos, construir uma nova maneira de fazer política no Tocantins!”.

____________________

Amapá
No último dia 4 de julho foi realizado o Congresso Estadual do Amapá. Participaram 101 delegados, eleitos em 13 plenárias municipais. O evento reelegeu o ex-deputado estadual Randolfe Rodrigues como presidente estadual. Além disso, foram eleitos 18 delegados para o Congresso Nacional, a nova direção estadual, conselho fiscal e comissão de ética.

“O congresso mostrou o amadurecimento e a consolidação do partido como alternativa de poder no nosso estado. Foi fruto do acúmulo conseguido no último período, especialmente da vitoriosa campanha eleitoral de 2008”, afirmou Randolfe.

_____________________

Pará
A ex-deputada estadual Araceli Lemos se mantém na presidência do PSOL no Pará para os próximos dois anos. A chapa 1 “Novos tempos para o PSOL” venceu as eleições durante o 2º Congresso Estadual do partido, que terminou neste domingo, 05, em Belém. O evento foi realizado desde sábado, 04, no Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Foram credenciados 233 delegados eleitos em 54 plenárias municipais. O grupo vencedor conquistou 140 votos. A chapa 2 “PSOL coerente e de massas”, ficou com 32 votos e a chapa 3 “PSOL classista democrático e de combate” com 58. Também foram escolhidos os 40 delegados que vão representar o Pará no 2º Congresso Nacional do PSOL, em São Paulo, marcado para os dias 19, 20 e 21 de agosto. Os novos nomes da Executiva Estadual, da Comissão de Ética, Conselho Fiscal ainda serão indicados.

Segundo a presidente do PSOL no Pará, Araceli Lemos, o Congresso serviu para fortalecer a democracia partidária e foi resultado das plenárias realizadas nos municípios. “Uma das prioridades foi discutir o enraizamento do partido nos movimentos sociais e como devemos atuar na compreensão dos trabalhadores sobre o contexto complexo da crise econômica mundial”.

Notícias retiradas do site do II Congresso Nacional

Nenhum comentário: