sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Começou hoje o 2º Congresso Nacional do PSOL

2º Congresso Nacional do PSOL deve reunir mais de 500 pessoas em SP


A preparação para o processo eleitoral de 2010 e o enfrentamento da crise econômica mundial junto à classe trabalhadora serão os eixos principais do 2º Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O evento será realizado de 21 a 23 de agosto, na quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Mais de 500 pessoas são esperadas, entre delegados, convidados e observadores.

Para chegar ao Congresso Nacional, o trabalho começou em junho com 506 plenárias municipais que reuniram 11.600 filiados. Durante cada uma das plenárias, foram eleitos delegados para os congressos estaduais que renovaram as direções do PSOL nos estados. De todo o Brasil, 381 delegados vão participar do Congresso Nacional. As maiores delegações são: São Paulo com 79 delegados; Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com 49 cada.

Além das eleições de 2010 e da crise, parte das atenções do Congresso girará em torno da renovação da direção nacional do partido e de unificar um posicionamento sobre a reorganização do movimento sindical. Hoje, militantes do partido atuam em organizações sindicais distintas. O debate será como unificar esses instrumentos para criar uma nova central.

Convidados – Entre os convidados estão representantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Foram convidadas entidades combativas dos movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Terra e Liberdade (MTL), além de Conlutas e Intersindical. Além de participantes do Seminário Internacional que devem ficar para o Congresso.

Confira a programação completa:

Local do Congresso: Quadra do Sindicato dos Bancários - Rua Tabatinguera, nº 192 - Sé, São Paulo/SP.

Dia 21 de agosto

09h00 – Abertura solene do 2º Congresso Nacional do PSOL
11h00 – Aprovação do Regimento Interno, recursos e eleição da Comissão Eleitoral
12h30 – Almoço
13h30 – Exposição das teses e contribuições, sendo que os oradores de teses terão 15 minutos e das contribuições 5 minutos.
17h30 – trabalho em grupo sobre: 1. Conjuntura nacional, internacional e as tarefas partidárias e do movimento social; 2. Bases para um programa para o Brasil; e 3. Estratégia para as eleições 2010.

Dia 22 de agosto

08h30 – Trabalho em grupo sobre: 4. Desafios da reorganização sindical; e 5. Concepção de Partido e modificações estatutárias.
12h30 – Almoço
14h30 – Primeira plenária deliberativa sobre: 1. Conjuntura nacional, internacional e as tarefas partidárias e do movimento social; 2. Bases para um programa para o Brasil; e 3. Estratégia para as eleições 2010.
20h00 – Reunião das Setoriais
21h30 – Atividade Cultural

Dia 23 de agosto

08h30 – Segunda plenária deliberativa sobre: 4. Desafios da reorganização sindical; e 5. Concepção de Partido e modificações estatutárias.
12h00 – Comunicação ao plenário das chapas inscritas para Eleição da Direção Nacional, do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética.
12h30 – Almoço
14h00 – Terceira plenária deliberativa sobre: Eleição da Direção Nacional, do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética, obedecendo a seguinte dinâmica:1. Defesa das chapas inscritas por 15 minutos.2. Votação em urna.3. Apuração e declaração dos resultados.
17h00 – Encerramento solene do 2º Congresso.

Já está participando do congresso a companheira Rose, de Barreiras.

Nenhum comentário: