domingo, 12 de outubro de 2008

PSOL apresentou alternativa socialista nessas eleições

Com menos de 1 ano de existência no município de Barreiras, o Partido Socialismo e Liberdade participou das eleições 2008 apresentando a população candidaturas classistas, independente da burguesia e com campanhas financiadas pelos trabalhadores. Com um programa voltado às lutas populares, os candidatos do partido foram estudantes e trabalhadores, ativistas envolvidos e comprometidos com as lutas sociais.

A campanha eleitoral do PSOL dialogou com a base dos trabalhadores e dos estudantes e, em muitos lugares, foi muito bem recebida. A candidatura de Renato Santos à prefeitura de Barreiras representou a classe oprimida, trazendo para a pauta das discussões assuntos sérios como a ilegalidade do transporte de massa, a verdade sobre os 67 milhões para o esgotamento sanitário e o orçamento da prefeitura. Enfrentando os candidatos do PT, do PSDB, do PR e do PMDB, Renato apresentou uma candidatura de defesa intransigente dos trabalhadores e estudantes, uma disputa do “tostão contra o milhão”.

A candidatura da Frente Popular Liberte-se Barreiras (PSOL – PCB) representou a única alternativa de esquerda totalmente independente da burguesia. Com uma campanha voltada às reivindicações dos trabalhadores e contra a opressão, realizada de casa em casa, na ocupação das praças e escolas, Renato obteve expressivos 2,26% dos votos, o que totaliza mais de 1.300 votos.

Já para vereador a Frente Popular Liberte-se Barreiras apresentou nomes novos e com história de luta em suas bases. Os nossos candidatos foram verdadeiros representantes do povo, que durante essa campanha defenderam as bandeiras clássicas da esquerda, como a denúncia contra a criminalização dos movimentos sociais. Colocamos nossos candidatos a serviço das lutas dos trabalhadores e dos estudantes, eles usaram seu tempo de TV para denunciar a perseguição da Câmara Municipal ao Movimento Estudantil Unificado.

Paula Vielmo, candidata do PSOL, teve 500 votos. Pela primeira vez, candidata, conquistou essa votação expressiva através de uma historia de militância sólida, uma campanha limpa, sem falsas promessas e com propostas de uma vereança em favor do povo. Durante toda a campanha orientou os eleitores quando ao voto para vereador e principalmente sobre a real função do legislador municipal.

O dever de apresentar um programa alternativo frente à falsa polarização entre os candidatos do governo e a oposição de direita foi cumprido. Durante as eleições, o PSOL cresceu em Barreiras, demonstrando claramente ser de fato uma oposição forte e de enfrentamento, se firmando definitivamente como instrumento do povo oprimido desse município.

Nenhum comentário: