Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado hoje, 9 de dezembro, a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção listou 14 projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e que estão prontos para serem incluídos na pauta de votação do plenário. No total, mais de 60 propostas circulam nas comissões temáticas da Câmara e do Senado Federal.
Os parlamentares do PSOL, deputados Ivan Valente e Chico Alencar e a deputada Luciana Genro, compareceram ao ato realizado dentro da Câmara.
O deputado Chico Alencar que o combate à corrupção na política deve começar dentro dos partidos, com o impedimento de candidaturas “ficha-suja”, referindo-se ao projeto de inciativa popular Ficha-Limpa, que torna inelegível candidato condenado em primeira instância ou denunciado por crimes como improbidade administrativa, uso de mão-de-obra escrava e estupro.
Ele destacou que sem pressão popular e consciência do cidadão brasileiro as propostas contra a corrupção não conseguirão avançar no Congresso Nacional e afirmou que é preciso resgatar a moralidade pública e a ética na política, que faltam a alguns políticos. O deputado citou uma frase do padre Antônio Vieira: “no Brasil conjuga-se o verbo roubar em todos os tempos, modos e lugares”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário