quinta-feira, 18 de março de 2010

Reunião no bairro Santa Luzia, neste sábado!

CONVITE

No próximo sábado, 20 de março, às 17h30 acontecerá na Escola Municipal Santa Luzia um encontro do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL na e com a comunidade do Bairro Santa Luzia.

Venha debater com a gente!
Divulgue para seus conhecidos, amigos e parentes!

segunda-feira, 15 de março de 2010

DEBATE ENTRE PRESIDENCIÁVEIS DO PSOL, NESTA QUARTA-FEIRA EM SALVADOR


Ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 17 de março, às 18:30 horas, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Rua Carlos Gomes, 95 – próximo ao Edifício Garagem, à Escola de Música da UCSAL e da entrada do Largo 2 de Julho) o último debate com os pré-candidatos à presidência pelo PSOL, os companheiros Babá, Plínio de Arruda Sampaio e Martiniano Cavalcante.

Os debates estão ocorrendo em todos os estados do país e aglutinam filiados/as e simpatizantes do PSOL em torno de uma candidatura que represente uma verdadeira alternativa para a esquerda socialista no Brasil.

terça-feira, 9 de março de 2010

“Mulheres na luta contra a opressão e viva o socialismo e a revolução!”

Foto: Rose Cerqueira


No centenário do Dia Internacional da Mulher a cidade de Barreiras teve suas principais avenidas ocupadas por mulheres que reivindicavam igualdade de direitos. A militância do PSOL esteve presente e levou às ruas as reivindicações de melhor estrutura para Delegacia da Mulher, o fim da dupla jornada, igualdade salarial, a legalização do aborto e mais mulheres feministas e socialistas no poder.

Evento organizado pela Câmara Municipal, a princípio não apresentou um caráter de reivindicação e luta contra a opressão. Inicialmente apresentava-se como uma atividade comemorativa de conciliação. Com a chegada da militância do PSOL, o evento ganhou um caráter classista, antigovernista e socialista. Cerca de 400 pessoas participaram.

A militância do PSOL distribuiu panfletos ilustrativos apresentando pontos em que a sociedade precisa avançar em relação aos direitos das mulheres em Barreiras. São bandeiras históricas do movimento feministas que na luta por autonomia, igualdade e direitos ainda seguem em pauta.

O Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, ocupou o microfone durante boa parte do percurso, representado pela companheira Paula Vielmo, presidente do PSOL Barreiras, que abriu sua fala lembrando que o ano em que se celebra o centenário do Dia Internacional da Mulher, as mulheres vão às ruas para comemorar o já conquistado e também mostrar que a luta por autonomia, igualdade e direitos segue atual e necessária. Ela defendeu a legalização do aborto, destacando que a prática de abortar é uma realidade e está presente na vida de mulheres independente da classe social: “Queremos, sim, a legalização do aborto, porque enquanto as mulheres ricas abortam em clínicas bem equipadas e com os melhores médicos, as mulheres pobres abortam em casa, tomando chá ou outro método que põe suas vidas em riscos. O Estado precisa garantir assistência à essas mulheres que estão morrendo!”.

Na dispersão do ato, acompanhado com ânimo e disposição, a militância PSOLista avaliou a importância da realização do ato e da intervenção, num momento em que somente o resgate da luta de classe através de uma perspectiva revolucionária pode levar mulheres e homens à conquista dos muitos e necessários direitos que o sistema capitalista, alimentado por Lula, Wagner e Jusmari, nega.




segunda-feira, 8 de março de 2010

Não basta ser mulher!


Em 2010, ano em que celebramos o centenário do Dia Internacional da Mulher, vamos às ruas para comemorar o já conquistado nesta história de mobilização coletiva, mas também mostrar que a luta por autonomia, igualdade e direitos segue atual e necessária. Bandeiras históricas como a socialização do trabalho doméstico, salário igual para trabalho igual, o combate à violência, a reivindicação de creches para todas as crianças e o direito ao aborto continuam na ordem do dia do nosso movimento. Seguimos trabalhando para mostrar, a cada 8 de março, o quanto nossa sociedade ainda precisa avançar em relação aos direito das mulheres.

Nós do PSOL em Barreiras, entendemos como necessário garantir às mulheres do nosso município, além das citadas acima:

  • Sede própria para a Delegacia da Mulher, com viatura própria urgente, contratação de pessoal e funcionamento 24h;

  • Construção de uma Casa Abrigo para atender as mulheres vítimas de violência;

  • Políticas de combate à exploração sexual, de meninas e mulheres;

  • Fim da dupla jornada de trabalho (emprego e casa);

  • Legalização do aborto;

  • Mais mulheres feministas e socialistas no poder, pois não basta ser mulher!

Nesses 100 anos de 8 de março, ainda temos muito porque lutar! Junte-se a nós, a luta por autonomia, igualdade e direitos ainda tem muito a conquistar e sua participação é fundamental!


* Panfleto distribuído durante a caminhada do 8 de março em Barreiras.